Loading…
Wednesday, December 5 • 10:00am - 11:30am
Só é acessível se der para entender – Linguagem clara já!

Sign up or log in to save this to your schedule and see who's attending!

. Por que os textos que orientam a população são escritos em estilo jurídico nada inteligível?
. Por que o Artigo Nº 8 da Lei de Acesso à Informação determina "informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão"....e os órgãos governamentais divulgam suas informações usando escrita floreada, repleta de jargões e termos técnicos?
. Por que é tão difícil implementar no Brasil uma linguagem cidadã?

Esta mesa discute a compreensibilidade linguagem usada pela administração pública para transmitir informações, especialmente no contexto da transparência e da participação cidadã.

HELOISA FISCHER: Contextualizará o impacto da  exclusão social pela linguagem na acessibilidade de informações.  Apresentará um breve panorama do Movimento Mundial pela Linguagem Clara (Plain Language).   Fornecerá algumas diretrizes da escrita com clareza.  Mostrará exemplos internacionais de uso de linguagem clara em governo eletrônico.  Destacará o guia de linguagem clara produzido pelo Governo Aberto SP, ainda não plenamente implementado. Lançará a ideia de uma rede para impulsionar o uso da linguagem clara em governo aberto.

AURELIANO JUNIOR: Abordará a linguagem sob a perspectiva das ações desenvolvidas pela CGU, com foco no histórico de implementação do e-Sic.

MARCO NIETO: Trará o ponto de vista do controle social e da (in)disponibilidade de dados abertos. Abordará o monitoramento dos gastos públicos sob a perspectiva do combate à corrupção.

Speakers
avatar for Heloisa Fischer

Heloisa Fischer

Fundadora, Com Clareza
Jornalista, pesquisadora e empreendedora. Autora de “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, primeiro livro sobre linguagem clara em português.Pesquisa o Movimento Mundial pela Linguagem Clara desde 2016. No ano seguinte, lançou o projeto Com Clareza, que inclui... Read More →
MN

Marcos Nieto

Observatório Social do Brasil
Vice presidente do Observatório Social do Brasil - Seção São Caetano
avatar for Aureliano Vogado

Aureliano Vogado

Coordenador Geral de Governo Aberto e Transparência, CGU - Controladoria Geral da União


Wednesday December 5, 2018 10:00am - 11:30am
Cinema - CCBB Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo-SP

Attendees (5)