Loading…
Cinema - CCBB [clear filter]
Tuesday, December 4
 

10:30am GMT-02

Pitchs
Educação Aberta  (15") - Priscila Gonsales 
Para o biênio 2016-2018, cocriamos com governo e empresas um compromisso sobre recursos educacionais digitais baseado nos princípios de REA (uso, reuso e adaptação) e o desdobramento disso gerou uma série de ações envolvendo formação de gestores, implementação de práticas abertas na Secretaria de Educação Básica do MEC, além da publicação de uma portaria específica sobre o tema, a de número 415 de 16 de maio de 2018. Como desdobramento, ainda, conseguimos mobilizar Unesco e MEC para organizar o Encontro REA do Mercosul, a ser realizado de 28 a 30 de novembro, em Brasília, no intuito de criar uma rede colaborativa entre países da América Latina para implementação de políticas de educação aberta: https://aberta.org.br/evento-rea-mercosul-no-brasil/  

Cultura hacker: participação social de forma divertida (15') - Evelyn Gomes de Lima
LabHacker trabalha para desmistificar a política e fomentar a participação social.
A ideia é trazer o sistema político para o cotidiano das pessoas.  Nós desenvolvemos metodologias para mostrar como a política pode ser divertida e deve contar, inclusive, com a participação de crianças. O ônibus hacker, jogo da política, jogo da saúde, cryptonkids, residências hackers são os exemplos que serão apresentados de como trabalhamos a autonomia como formação do Ser político.


Proposição de Critérios e Indicadores de Governo Aberto como Mecanismo de Governança Pública sobre as Operações Urbanas Consorciadas  (15") - Fábio José Ferraz 
O painel tem o objetivo de apresentar o projeto de pesquisa de pós-doutorado (POSURB/PUC Campinas) que versa sobre a inserção da Agenda de Governo Aberto nos processos de planejamento e gestão das Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) através da proposição de critérios, indicadores e índices de transparência, participação social, accountability e inovação tecnológica como mecanismo de controle social visando à garantia do direito à cidade, das transformações urbanísticas e melhorias sociais e ambientais que o instrumento urbanístico prevê. Com foco nas OUCs propostas e vigentes nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e, em especial, suas estratégias de gestão e governança baseadas em instituições públicas e mistas, colegiados, conselhos e grupos técnicos, o projeto busca produzir análises temáticas e comparativas e produzir subsídios à gestão pública e sociedade civil organizada para possíveis aperfeiçoamentos nos processos de governança pública. De forma dialógica, pretende-se receber da audiência relatos e questionamentos sobre outras iniciativas de Governo Aberto junto aos demais processos de planejamento e gestão urbanos.

Chat Bot para controle social (15") - Caio Lucena
Como as tecnologias conversacionais automatizadas podem aumentar o alcance do controle social ampliando o publico e as interações sobre os  assuntos públicos.

Uso de dados legislativos abertos para fins de lobby e advocacy (15") - Felipe Lélis Moreira 
O objetivo da apresentação é mostrar como a abertura legislativa está impactando o processo de elaboração das leis e quais são os desafios que os parlamentos e também o Poder Executivo deverão enfrentar para reduzir as assimetrias que são características da atividade de lobby e advocacy.
Poucas empresas oferecem serviços tecnológicos para fins de lobby e advocacy, muitas delas a altos custos. Além disso, a Ciência de dados é um campo do conhecimento relativamente novo e dominado por poucos atores sociais. Desse modo, a mera disponibilização de dados pode contribuir para a acentuação da desigualdade, na medida em que poucos serão capazes de minerá-los ou adquirir tecnologias que o façam. O Estado, então, deve adaptar o princípio da transparência e da publicidade à era da informação, revendo seus valores de abertura e agindo como indutor da co-criação de tecnologias para a redução da desigualdade nos processos de tomada de decisão.
Durante a apresentação, serão mostradas iniciativas tecnológicas que já existem no mercado brasileiro (Ex. Inteligov, SigaLei, Dado capital) e internacional (ex. Quorum e Fiscal Note) além de ferramentas desenvolvidas pelo Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados (ex. projeto “Tenho dito”). Serão expostos, também, casos em que o uso de tais ferramentas foram decisivos para o sucesso das agendas legislativas de algumas empresas.
 
Fake news e democracia (15") - Leonardo Sakamoto 
A apresentação tratará da ameaça que as fake news (ou a chamada pós-verdade) representam à democracia. E sobre como aproveitar o potencial produtivo e difusivo das chamadas mídias sociais para fortalecer a construção de sociedades mais democráticas, nas quais os cidadãos estejam de fato bem informados e possam participar ativamente em suas comunidades, ajudando a viabilizar uma governança boa e eficaz.

Educomunicação e gestão democrática (15") - Carlos Lima
A apresentação tratará das interfaces entre educomunicação e governo aberto. E apresentará o histórico e os aprendizados da premiada política pública pioneira de educomunicação da Prefeitura de São Paulo, iniciada em 2001 e consagrada pela Lei Municipal 13.941/2004. Atualmente, há cerca de 200 agências jovens de notícia (Imprensa Jovem) em funcionamento na rede municipal de educação.

Speakers
avatar for Fábio José Ferraz

Fábio José Ferraz

Fundador e Diretor Executivo, urbeOmnis Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Economista, doutor em urbanismo, é pesquisador em nível de pós-doutorado (POSURB/PUCCAMP) com o projeto “Agenda de Governo Aberto em Operações Urbanas Consorciadas: proposição de critérios e indicadores para acompanhamento do processo de planejamento e gestão do instrumento... Read More →
avatar for Priscila Gonsales

Priscila Gonsales

Diretora-Executiva, Educadigital
Ashoka’s fellow, I have a Master in Education, Family and Technology at Salamanca University (UPSA-Spain), a post-graduation in Communication Process Management at São Paulo University (USP-Brazil) and has graduated in Journalism at Cásper Líbero (Brazil). I've been working with... Read More →
avatar for Evelyn Gomes de Lima

Evelyn Gomes de Lima

Diretora, Lab Hacker
Evelyn Gomes, diretora presidenta e boba da corte da Labhacker - Laboratório focado em atuar nos pilares de política, arte e tecnologia com pedagogias de autonomias e cuidado. É também terapeuta ayurvédica e integra grupos de cultura de paz e mediação de conflitos.
avatar for Carlos Lima

Carlos Lima

Coordenador do Núcleo de Educomunicação, SME - Secretaria Municipal de Educação
Carlos Lima é coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e criador do Imprensa Jovem, projeto educomunicativo que envolve o protagonismo de alunos e professores da rede. Carlos também é professor de Língua Inglesa, radialista... Read More →
avatar for Caio Lucena

Caio Lucena

CEO da vr4bi, Colab
Caio Cardoso Lucena vive em São Paulo, Brasil, é mestre em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração e Economia de São Paulo (EAESP) –, e engenheiro elétrico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em... Read More →
avatar for Felipe Lélis Moreira

Felipe Lélis Moreira

Pesquisador / Fundador, UFMG / Lobby para todos
Doutorando e Mestre em Direito pela UFMG. Tem especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Direito Público e Relações Governamentais. Pesquisa temas relacionados à Legística, Governo aberto e Lobbying. É fundador do projeto "Lobby para todos", que tem por... Read More →
avatar for Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Jornalista
Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da... Read More →


Tuesday December 4, 2018 10:30am - 12:30pm GMT-02
Cinema - CCBB Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo-SP

2:00pm GMT-02

Accountability ambiental: a atuação dos órgãos de controle
O Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Controladoria Geral da União (TCU e CGU) contribuem para garantir a accountability ambiental nos órgãos governamentais do país. Esta mesa abordará suas incidências nas questões ambientais e as diferenças na atuação de cada um deles.  

Speakers
avatar for Bruno Vello

Bruno Vello

Mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Administração Pública (UNESP). É pesquisador júnior do Centro de Estudos da Metrópole desde 2014. Tem experiência em accountability, instituições participativas e teoria democrática.
avatar for Aureliano Vogado

Aureliano Vogado

Coordenador Geral de Governo Aberto e Transparência, CGU - Controladoria Geral da União


Tuesday December 4, 2018 2:00pm - 3:30pm GMT-02
Cinema - CCBB Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo-SP

4:00pm GMT-02

Integrity Idol - Agora no Brasil
Integrity Idol é a celebração do trabalho bem feito realizado por funcionários públicos. Com projetos bem sucedidos na Libéria, Nepal, Nigéria, Mali e Paquistão, o programa estará em 2019 no Brasil.

Speakers

Tuesday December 4, 2018 4:00pm - 5:00pm GMT-02
Cinema - CCBB Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo-SP
 
Wednesday, December 5
 

10:00am GMT-02

Só é acessível se der para entender – Linguagem clara já!
. Por que os textos que orientam a população são escritos em estilo jurídico nada inteligível?
. Por que o Artigo Nº 8 da Lei de Acesso à Informação determina "informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão"....e os órgãos governamentais divulgam suas informações usando escrita floreada, repleta de jargões e termos técnicos?
. Por que é tão difícil implementar no Brasil uma linguagem cidadã?

Esta mesa discute a compreensibilidade linguagem usada pela administração pública para transmitir informações, especialmente no contexto da transparência e da participação cidadã.

HELOISA FISCHER: Contextualizará o impacto da  exclusão social pela linguagem na acessibilidade de informações.  Apresentará um breve panorama do Movimento Mundial pela Linguagem Clara (Plain Language).   Fornecerá algumas diretrizes da escrita com clareza.  Mostrará exemplos internacionais de uso de linguagem clara em governo eletrônico.  Destacará o guia de linguagem clara produzido pelo Governo Aberto SP, ainda não plenamente implementado. Lançará a ideia de uma rede para impulsionar o uso da linguagem clara em governo aberto.

AURELIANO JUNIOR: Abordará a linguagem sob a perspectiva das ações desenvolvidas pela CGU, com foco no histórico de implementação do e-Sic.

MARCO NIETO: Trará o ponto de vista do controle social e da (in)disponibilidade de dados abertos. Abordará o monitoramento dos gastos públicos sob a perspectiva do combate à corrupção.

Speakers
avatar for Heloisa Fischer

Heloisa Fischer

Fundadora, Com Clareza
Jornalista, pesquisadora e empreendedora. Autora de “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, primeiro livro sobre linguagem clara em português.Pesquisa o Movimento Mundial pela Linguagem Clara desde 2016. No ano seguinte, lançou o projeto Com Clareza, que inclui... Read More →
MN

Marcos Nieto

Observatório Social do Brasil
Vice presidente do Observatório Social do Brasil - Seção São Caetano
avatar for Aureliano Vogado

Aureliano Vogado

Coordenador Geral de Governo Aberto e Transparência, CGU - Controladoria Geral da União


Wednesday December 5, 2018 10:00am - 11:30am GMT-02
Cinema - CCBB Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo-SP

11:30am GMT-02

Antigos Desafios, Novas Narrativas: por uma participação social mais eficaz
O objetivo desta atividade é, em formato de roda de conversa, com tempo de fala em torno de 10 minutos, sem necessidade de powerpoint, debater com especialistas de diferentes áreas, sobre como as mudanças de narrativas podem ajudar a solucionar problemas complexos. As problemáticas brasileiras pós-eleições vão exigir uma grande capacidade de cooperação de todos os atores sociais, buscando uma construção coletiva de soluções. Mas como ultrapassar fronteiras organizacionais, setoriais ou disciplinares, gerando novas relações entre indivíduos e grupos? Acreditamos que novas narrativas são a chave primordial para induzir mudanças substantivas na participação social. Nesse sentido, como tornar a participação social mais eficaz e efetiva? Como criar “Novos modelos de participação, baseados em narrativas para mudanças?” Essa será a pergunta norteadora do debate.

Speakers
avatar for Sergio Andrade

Sergio Andrade

Diretor Executivo, Agenda Pública
Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV/EAESP). Cientista Social pela USP, especialista em Negociações Internacionais pela UNESP. Possui 15 anos de experiência na área governamental e no setor privado, com trabalhos para diversos órgãos Federais, Estaduais e Municipais... Read More →
avatar for Maitê Gauto

Maitê Gauto

Coordenadora de Políticas Públicas, Fundação Abrinq
Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, atua há mais de 10 anos com planejamento estratégico, gestão de projetos e incidência para políticas públicas. Atualmente, coordena a área... Read More →
avatar for Pedro Hartung

Pedro Hartung

Advocacy Hub
Advogado do Instituto Alana, especialista em advocacy, relações governamentais e internacionais. Pesquisador do Child Advocacy Program da Harvard Law School e doutorado sanduíche pela mesma instituição. Doutorando em Direito do Estado pela USP. Zertifikat pela Ludwig Maximilians... Read More →


Wednesday December 5, 2018 11:30am - 1:00pm GMT-02
Cinema - CCBB Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo-SP
 
Filter sessions
Apply filters to sessions.