Karine Oliveira Gonçalves
Instituto Soma Brasil Fundadora e Coordenadora
João Pessoa, PB
Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba.
Coordenadora do Instituto Soma Brasil, organização da sociedade civil com sede em João Pessoa, PB, que atua com foco em controle social da gestão pública, monitoramento da transparência pública e acesso à informação, educação para a cidadania, combate à corrupção e direito à cidade.
Desde 2013 integra o Conselho Municipal de Transparência e Combate à Corrupção (CMTCC) de João Pessoa. Nas eleições de 2014 mobilizou, em parceria com o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, os candidatos ao governo estadual para assinatura de um compromisso com a transparência pública. Como resultado, a Paraíba teve criado e instalado o seu Conselho Estadual da Transparência.
Integra redes de incidência cidadã, como a Rede Cidades por Territóriod Justos, Democráticos e Sustentáveis, a Rede Amarribo – Coalizão Brasileira Contra a Corrupção, a Frente Nacional pelo Controle e Contra a Corrupção, e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. Participou da construção do 2º e 3º Planos de Ação Brasileiro para Governo Aberto. Em 2014 e 2015 integrou o comitê responsável pelo desenvolvimento do Índice Cidade Transparente, desenvolvido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Amarribo, que tem como proposta uma avaliação leitura mais abrangente da transparência pública e do acesso à informação nas capitais brasileiras. De 2015 a 2017 produziu voluntariamente a coluna semanal “Cidadania” na rádio CBN João Pessoa. Integra o “projeto Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Européia, que tem como objetivo ampliar as capacidades de 50 organizações da sociedade civil em 10 cidades brasileiras, inclusive João Pessoa, para atuarem por maior transparência, no combate à corrupção e em ações de incidência em políticas públicas de mobilidade urbana.